Image for post
Image for post

A conquista de Creta

Não sei quando deixei de sentir falta das coisas que você me dizia, mas me lembro bem do dia em que passei a sentir. Eu estive lá muito antes da época em que deveria estar, quando não havia nem sinal de quem você era e tudo o que eu enxergava eram vontades mal resolvidas, que matavam as minhas resoluções.

2.

Sentado na biblioteca mofada da faculdade, eu lia um livro que falava sobre a ascensão das cidades-estado gregas com tanto interesse que me limitava a pensar nos pingos dos "i" como se fossem planetas inscritos em páginas.

3.

Eu soube, por meio de um amigo, que você estudava em um dos prédios do outro lado do campus. Boa parte das pessoas de lá pareciam ter vindo de longe, de outros estados físicos ou da federação. Eram estranhas, faziam cursos estranhos, e você era uma delas, a única diferença é que eu tinha gostado de você.

4.

Minha primeira namorada cozinhava algo na cozinha do apartamento que eu dividia com dois amigos. Era uma garota ótima, da parte sul da cidade. Vinha me ver de dois em dois dias, então dormia lá em casa. Fazíamos tudo juntos. Tínhamos compulsão por filmes ruins e pela comida nem um pouco melhor do que eles que ela cozinhava. Não tínhamos grana para restaurantes, para bebidas ou carnes de primeira.

5.

Você me tornou uma pessoa diferente, nem melhor, nem pior. Um terceiro tipo de gente.

6.

A terceira vez em que estive com você foi durante a chuva que inundou a casa do meu avô e o matou, a única família que havia me restado após a morte dos meus pais. Eu estava conversando com você em um café enquanto ele morria em casa, a quilômetros dali, onde eu deveria estar naquela tarde.

7.

Eu estava desesperado, tentando entender a extensão e complexidade das minhas ações. Tudo morre: a esperança de dizer algo interessante, a esperança de beijar alguém e levá-la para a cama, de compreender o que é estar junto e perpetuar essa compreensão em milhares de momentos nos quais se está junto.

8.

Era Outubro do ano seguinte e eu tinha ido até em casa buscar as caixas que faltavam. Eram poucas. Os amigos de apartamento sentiriam minha falta, disseram. Eu também sentiria a deles e de tudo o que havia vivido ali.

9.

Meus filhos com você são lindos, têm seu cabelo cor de palha e a minha risada. Quando ouvi os dois rirem na maternidade, meu coração se assossegou, depois de nove meses de angústia. Eles tinham herdado a minha risada.

10.

Antes de você, sempre me questionei se o correto seria ter conquistado Tebas e não Creta. Aí passava a pensar que pensar assim era o verdadeiro erro e concluía que Corinto talvez fosse uma terceira e melhor opção… Ou não? Continuamente, tentava encontrar a qual lugar, a qual corpo, mente ou vontade de uma mulher eu deveria me ligar.

Written by

Cientista Social. Produtor. Escritor.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store